Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

16 de agosto: cientista político avalia manifestações de domingo

As emissoras de rádio da EBC entraram em rede para avaliar os

O último domingo (16), foi marcado por manifestações contra o Governo Federal em várias cidades brasileiras.

 

Nesta segunda-feira (17) as emissoras de rádio da EBC entraram em rede para avaliar os protestos por diferentes ângulos. As Rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões, os âncoras, Valter Lima, Marco Aurélio Carvalho, Sula Sevilles e a editora da Agência Brasil, Lilian Beraldo, conversaram com o cientista político Márcio Malta, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Ouça também: Manifestantes fazem protestos em todo o país contra Governo Federal

 

Segundo o cientista político, as manifestações de ontem eram aguardadas com expectativa, afinal de contas, o governo temia adesões mais maciças. Porém, analisa, em termos quantitativos, no Brasil as manifestações foram menores. “Não que elas tenham sido pequenas. Em São Paulo, elas foram de grande vulto. Mas acho que é um cenário de um pouco mais de tranquilidade para o governo”, avalia Malta.

 

Entre as medidas que podem ter arrefecido aos protestos, ele destaca a mudança de postura do governo na semana passada e destaca os acordos fechados com Senado, setores do grande empresariado brasileiro e alguns conglomerados dos meios de comunicação.

 

Durante os protestos, manifestantes pediam o fim da corrupção, a saída da a presidenta Dilma Rousself do governo, alguns pediam novas eleições e tinha até quem defendesse intervenção militar. Sobre o perfil dos manifestantes, o professor da UFF, considera que esses manifestantes clamam por um estado mínimo, sem políticas públicas e são contra a classe política. Mas, de acordo com ele, mesmo clamando contra a corrupção, nem mesmos os organizadores dos ato têm acordo sobre o fariam no lugar. O que de fato nós temos sempre que resguardar é que existe uma Constituição e ela tem que ser respeitada”, afirma.

 

Confira a entrevista completa e saiba mais sobre os reflexos das manifestações e as propostas para acabar com a corupção no país, neste programa Revista Brasil Especial, nesta rede das Rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.



Criado em 17/08/2015 - 13:48 e atualizado em 17/08/2015 - 14:09

Mais do programa