Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Drones podem ser importantes aliados na proteção ao meio ambiente

Tecnologia já é usada há 8 anos na África e na Ásia, para fiscalização

Os popularmente conhecidos por drones tem um grande potencial para ações de proteção do meio ambiente, por exemplo, mapeamento de áreas protegidas, monitoramento da biodiversidade, combate a incêndios florestais, caça e exploração dos recursos naturais. A Rede WWF já está utilizando a tecnologia, no monitoramento de rinocerontes e elefantes, em países africanos, com resultados muito positivos.

 

Para o analista de conservação do WWF-Brasil, Marcelo Oliveira, esse tipo de equipamento não está sendo usado no Brasil, porque existem regras de importação que deixam o equipamento muito caro e o Estado ainda não priorizou essa tecnologia. Mas a Embrapa já trabalha com a tecnologia de drones para agricultura de precisão, mas agora há um apoio das agências ambientais ao governo, para usar essa tecnologia para conservação.

 

Ouça também: Mercado de drones cresce no Brasil. Você sabe o que é um drone?

 

Para conhecer mais esta tecnologia no Brasil, foi realizado um workshop, em Brasília, há dois meses, para definir o uso do drone. Podemos usar no cerrado, no monitoramento de fogo, ajudando as brigadas de incêndio, tanto antes quanto depois, para a fiscalização de desmatamento, da caça, da pesca, para o manejo florestal, monitoramento de fauna e plantas invasoras, e muitas outras.

 

Os drones são também uma solução e podem ser adaptados a diferentes tipos de condições e paisagens, tudo feito de forma mais rápida, mais barata e mais refinada que o método tradicionalmente utilizado de enviar um grupo de pesquisadores a bordo de um avião.

 

Saiba amais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.

 


 



Criado em 05/08/2015 - 16:05 e atualizado em 05/08/2015 - 14:22

Mais do programa