Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é Dia Mundial do Coração; saiba como evitar doenças cardíacas

Cardiologista fala sobre os risco das doenças do coração, os sintomas,

Hoje (29) é o Dia Mundial do Coração!  Mas quais os cuidados, como prevenir ou conhecer os sinais das doenças cardiovasculares? O Revista Brasil conversou com o cardiologista Fausto Stauffer. Ele analisa que é importante conscientizar a população sobre como cuidar do coração. O médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, diz que tanto o número de doenças cardiovasculares como o número de óbitos por essas doenças vem aumentando ao longo dos anos.

 

Fausto Stauffer enfatiza que antes de conhecer os sinais das doenças cardiovascularizares é mais importante conhecer os fatores de risco para essas doenças: não fumar, controlar as taxas de colesterol, de glicose e de pressão arterial, fazer atividades físicas e ter alimentação saudável. Mas há ainda alguns fatores não modificáveis que são os históricos familiares ou genéticos. No entanto, os fatores de risco modificáveis ajudam muito contra os genéticos.

 

Setembro Vermelho: campanha alerta para importância de cuidar bem do coração

 

É bom ressaltar, diz o médico, que no mundo morrem quase 17 milhões de pessoas por doença cardiovascular. No Brasil, esclarece, a mortalidade é de quase 300 mil pessoas, ou seja, a cada dois minutos morre uma pessoa por doença cardiovascular, seja por infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, mais conhecida como derrame ou até morte súbita. O médico diz que essa doenças não atingem apenas as pessoas da terceira idade.

 

Saiba mais sobre os risco das doenças do coração, os sintomas, os fatores de risco e prevenção, nesta entrevista ao Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.

 

O programa vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília.



Otimismo: saiba como atitudes positivas podem fazer bem ao coração

Bactérias presentes na boca podem causar até problemas cardíacos

Estresse pode causar doenças cardíacas

Diagnóstico de Arritimia Cardíaca passa pelo estudo eletro-fisiológico

Criado em 29/09/2015 - 17:10 e atualizado em 29/09/2015 - 13:28

Mais do programa