Até o dia 21 de outubro, acontece em pelo menos 13 estados brasileiros a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Estão previstas ações que vão desde panfletagens, debates, audiências púbicas, rodas de conversa, minicursos, oficinas, até intervenções culturais, atos políticos e festas temáticas.
Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e representante da sociedade civil no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação, Rosane Bertotti. Ela explica que a EBC vai promover uma ação específica para debater comunicação pública e a participação da sociedade civil.
Para Rosane Bertotti, historicamente o Brasil fez uma opção de fortalecer seu sistema privado de comunicação em detrimento do sistema publico. E nessa opção do sistema privado, favoreceu os monopólios. "As mesmas empresas têm a concessão do rádio, da TV, dos jornais e dos portais e muitas vezes também das televisões por assinatura, violando a Constituição de 1988", afirma.
" É necessário fazer esse debate com a sociedade, porque nós precisamos no mínimo regulamentar o que a constituição brasileira nos diz a luz dos olhos do direito, a luz dos olhos da liberdade de expressão", afirma.
Quer entender o que é regulação da mídia? Confira aqui matéria especial do Portal EBC.
Ela avalia que é necessário fazer uma comunicação diferente do setor privado: “a comunicação pública precisa levar informação a sociedade brasileira pensando no público, nos cidadãos brasileiros, de como ele pode se desenvolver, acessar mais direitos, como contribuir com o desenvolvimento do nosso país”, afirma.
Saiba mais sobre regulação da mídia no vídeo abaixo:
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília AM (980KHz). A apresentação é de Valter Lima.
Mais países passam a regular meios de comunicação