Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Semana da Democratização da Comunicação discute regulação da mídia

A semana acontece em pelo menos 13 estados até o dia 21 de outubro

Até o dia 21 de outubro, acontece em pelo menos 13 estados brasileiros a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Estão previstas ações que vão desde panfletagens, debates, audiências púbicas, rodas de conversa, minicursos, oficinas, até intervenções culturais, atos políticos e festas temáticas.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e representante da sociedade civil no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação, Rosane Bertotti. Ela explica que a EBC vai promover uma ação específica para debater comunicação pública e a participação da sociedade civil.

 

Para Rosane Bertotti, historicamente o Brasil fez uma opção de fortalecer seu sistema privado de comunicação em detrimento do sistema publico. E nessa opção do sistema privado, favoreceu os monopólios. "As mesmas empresas têm a concessão do rádio, da TV, dos jornais e dos portais e muitas vezes também das televisões por assinatura, violando a Constituição de 1988", afirma.

 

" É necessário fazer esse debate com a sociedade, porque nós precisamos no mínimo regulamentar o que a constituição brasileira nos diz a luz dos olhos do direito, a luz dos olhos da liberdade de expressão", afirma.

 

Quer entender o que é regulação da mídia? Confira aqui matéria especial do Portal EBC.

 

Ela avalia que é necessário fazer uma comunicação diferente do setor privado: “a comunicação pública precisa levar informação a sociedade brasileira pensando no público, nos cidadãos brasileiros, de como ele pode se desenvolver, acessar mais direitos, como contribuir com o desenvolvimento do nosso país”, afirma.

 

Saiba mais sobre regulação da mídia  no vídeo abaixo:

 

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília AM (980KHz). A apresentação é de Valter Lima.



Mais países passam a regular meios de comunicação

Criado em 15/10/2015 - 16:24 e atualizado em 16/10/2015 - 06:35

Mais do programa