Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasileiros estão ficando mais tempo no trânsito, indica pesquisa

O mesmo levantamento também revela que entre 2011 e 2015 houve uma

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que boa parte dos brasileiros estão ficando mais tempo no trânsito. O mesmo levantamento também revela que entre 2011 e 2015 houve uma piora nas condições do transporte público no Brasil. Ou seja, a qualidade e o tempo gasto pelos trabalhadores no transporte urbano, principalmente ônibus coletivos, tem um efeito sobre a produtividade e a qualidade de vida do trabalhador.

 

O Flávio Castelo Branco, gerente de Política Econômica da CNI, diz que os usuários do transporte público no país passam cada vez mais tempo dentro do transporte, no seu deslocamento, ou para o trabalho ou para a escola e a qualidade desse transporte piorou. Em 2011, 39% dos entrevistados disseram que o transporte era bom ou ótimo, enquanto 26% achavam regular e 28% achavam ruim ou péssimo. Hoje, 32% acham regular e 36% acha ruim ou péssimo.

 

Ouça também: Transporte passa a ser direito social garantido na Constituição Federal

 

O impacto desse resultado influencia na economia, afirma Flávio Castelo Branco, porque a grande maioria de trabalhadores de renda mais baixa nas grandes cidades. Esse trabalhador demora mais tempo para chegar ao trabalho, chega mais cansado, mais desgastado e com menor nível de atenção, fadado a fazer pequenos equívocos e acidentes e tem uma produtividade menor, explica. Tudo isto significa um custo mais alto para as empresas, conclui.

 

O resultado da pesquisa pode ser visto o site do CNI, na série de Estatísticas e procurar Retratos da Sociedade Brasileira. Clique aqui para acessar a pesquisa.

 

Ouça a entrevista completa com gerente de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, disponível no player no topo da matéria.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília AM (980KHz). A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 19/10/2015 - 15:54 e atualizado em 19/10/2015 - 13:57

Mais do programa