Na semana em que se comemora o Dia dos Professores, o Revista Brasil convidou dois especialistas da área de educação para uma conversa sobre o que precisa melhorar na vida desses profissionais.
Durante o bate-papo, a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli, e o presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF), Luis Cláudio Megiorin, lembraram que além da melhora na questão salarial, o professor precisa de formação continuada, respeito e reconhecimento. Eles participaram da mesa redonda desta sexta-feira (16) com os apresentadores Marco Aurélio, do Todas as Vozes, da MEC AM e Valter Lima, do Revista Brasil, Nacional de Brasília.
De acordo com o presidente da Aspa-DF, a valorização do professor foi esquecida com o tempo. Para ele, a questão salarial é importante para elevar a autoestima do docente, mas não é o único ponto que peocupa. Megiorin ressalta que o profissional tem que ser respeitado como autoridade máxima dentro da escola. “O professor não quer só salário, ele quer ser reconhecido pela sociedade, e esse reconhecimento ainda é muito pouco aqui no Brasil”, explica.
Ainda segundo Cláudio Megiorin, não é possível ser professor apenas com salário, também é preciso dar a eles a infraestrutura mínima para se trabalhar. “Precisamos regulamentar a questão do número de alunos por professor em sala de aula, que é um fator que desgasta os professores e diminui a qualidade do ensino.”
Para a secretária-geral da Cnte, não falta legislação para valorizar os professores, mas essas leis precisam ser cumpridas. “No PNE está prevista a valorização dos professores,” E completa: “o que falta é o governo estadual, e o governo municipal cumprir essa legislação, assim como cumprir a lei do piso. Por isso tem tanta greve no país”, ressalta.
O Plano Nacional de Educação (PNE) também esteve em debate durante a mesa redonda e, entre os pontos, o presidente da Aspa-DF lembrou que os cortes orçamentários que serão feitos no plano podem afetar as melhorias tanto na educação quanto na valorização do professor. “Talvez ainda tenhamos um atraso de pelo menos dois anos na implantação dessas metas e estratégias que fizemos ao longo dos anos para conseguirmos alcançar a meta de qualidade”, afirma.
A mesa redonda está disponível na íntegra no player no topo da matéria.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília AM (980KHz). A apresentação é de Valter Lima.
Instituto lança plataforma para orientar inovações no campo da Educação
Mapeamento inédito analisa uso de recursos tecnológicos para educação