A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou uma nova frente de ação para estimular a troca de motores elétricos antigos por equipamentos mais modernos e eficientes, dentro da política de incentivo a ações que façam o Brasil produzir mais, mas gastando menos energia. Trata-se do projeto “Incentivo à substituição de motores elétricos: promovendo a eficiência energética no segmento de força motriz”, lançado com a publicação de chamada pública no Diário Oficial da União.
Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética, Máximo Luiz Pompermayer.
Ele esclarece que tem um número grande de motores elétricos antigos, fabricação anterior a dezembro de 2009 que estão na indústria, comércio, pequenas empresas espalhadas pelo Brasil: "é fácil encontrar motores com 20, 30 anos de uso no mercado, cuja eficiência é muito baixa, consome muito mais energia do que os novos. Essa medida veio no sentido de reduzir esse número de motores antigos por novos e mais eficientes equipamentos", diz.
“Motores elétricos são responsáveis por cerca de 30% de todo consumo de eletricidade. Qualquer redução de 5% ou 10% na média no consumo significa muito. Estamos falando de um equipamento que consome quase 1/3 de toda eletricidade do Brasil”, comenta.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Aneel abre consulta pública para avaliar proposta de cobrança de energia