O Brasil sediou, na cidade de João Pessoa, na Paraíba o Fórum de Governança da Internet, que, nesta edição teve como tema principal “A Evolução da Governança na Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável.” O Brasil é um dos países líderes na elaboração de políticas públicas relacionadas à internet, segundo a Unesco.
Para falar sobre o Fórum de Governança da Internet, o programa Revista Brasil entrevistou o coordenador do setor de Comunicação e Informação da Unesco, Adauto Soares.
Os temas como universalização do uso da rede, liberdade, privacidade, a questão do discurso de ódio, intolerância e a questão da transparência na internet foram os principais assuntos debatidos em João Pessoa. O evento de extrema importância, produzido pela ONU em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, e o Ministério da Ciência e Tecnologia, teve representações de diversos setores.
Adauto ressalta que o Brasil e Alemanha foram os dois países que deram início às discussões para a elaboração do Estudo compreensivo da Unesco sobre internet.
“Com relação à privacidade, a Unesco tem produzido estudos sobre a questão dos pilares para internet. Para nós, os pilares da internet são estruturados pela universalização do acesso, a questão do acesso, contribuindo para uma sociedade do conhecimento, a liberdade de expressão e a privacidade”, esclarece.
“A questão da privacidade está ganhando uma importância e uma preocupação muito grande dos países com relação ao direito à privacidade”, concluiu Adauto.
Confira mais informações, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, com apresentação hoje (16) de Fátima Santos.