Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Congresso de Acessibilidade online e gratuito acontece em dezembro

A proposta da segunda edição do evento é desenvolver a "Autonomia e o

O II Congresso de Acessibilidade será lançado de 6 a 12 de dezembro de 2015 e será novamente realizado de forma gratuita pela internet. O evento foi o primeiro neste formato no Brasil e na América Latina e, na primeira edição, realizada em setembro de 2014 e reexibido em abril de 2015, reuniu 40 especialistas de diversas áreas para falar sobre temas ligados à acessibilidade, tecnologia e inclusão.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou a professora da Fundação Getúlio Vargas e idealizadora do Congresso de Acessibilidade, Dolores Affonso. Ela falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os principais objetivos do evento.

 

Ouça também:

 

Acessibilidade é um direito da pessoa com deficiência garantido na Constituição

 

“A gente está programando para este ano falar sobre autonomia e o protagonismo da pessoa com deficiência na vida e na sociedade. Este é o nosso principal foco”, destacou.

 

Dolores explicou que, no ano passado, o tema debatido foi superação e motivação para a vida. Este ano, o Congresso pretende mostrar que existem tecnologias, formas, estudos, trabalhos que podem ser realizados para que a pessoa com deficiência tenha autonomia na sua vida.

 

“A gente quer mostrar que esta pessoa pode estudar, trabalhar, ter seu lazer, seus relacionamentos, ou seja, desenvolver a sua vida de maneira plena, como qualquer outro ser humano. Por isso, a gente está trazendo uma série de temas sobre este assunto, como educação inclusiva, que diz respeito a uma educação realmente para todos, a como incluir a pessoa com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho, sobre a lei de cotas, entre outros temas”.

 

A professora e idealizadora do congresso explica, ainda, que, além das palestras e entrevistas, também serão exibidos minicursos para que as pessoas com deficiência possam apreender a usar os dispositivos móveis. O evento é gratuito e online, podendo ser acessado de computadores, tablets e smartphones. As palestras vão contar com legendas, audiodescrição e tradução em Libras.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima!

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. Hoje (20) com apresentação especial de Fátima Santos.



Criado em 20/11/2015 - 13:41 e atualizado em 20/11/2015 - 11:31

Mais do programa