Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Retrato real da tragédia do rompimento da barragem de Samarco, em Mariana

Quem traz o relato é o repórter Danilo Nonato, da Rádio Universidade

No dia 5 deste mês, as barragens Fundão e Santarém da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, se romperam, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. Os rejeitos no Rio Doce afetaram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

Em entrevista ao Revista Brasil, o repórter Danilo Nonato, da Rádio Universidade Federal de Ouro Preto, conta que a situação em Mariana é delicada. Ele diz que pelo último boletim do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ainda tem 12 desaparecidos, sendo 9 funcionários da Samarco e 3 moradores do distrito de Bento Rodrigues, que foi totalmente destruído.

 

Danilo Nonato informa que está tendo todo um aparato para apoiar as famílias, mas há também muita reclamação. Segundo Danilo Nonato, a região era muito forte na questão da agricultura familiar, na pimenta, no mel e tudo foi destruído.

 

Ele diz que região e o país foram solidários. Danilo Nonato conta que uma hora depois do acidente já chegava donativos. Quanto aos donativos, não há espaço mais:" foi uma mobilização dos meios de comunicação, das redes sociais que fez um papel importantíssimo naquele momento. Na atualidade, a questão da água é a única demanda necessária para Mariana, região de Paracatu e Bento Rodrigues”, esclarece.

 

Danilo Nonato explica que, em uma reunião entre moradores, Ministério Público e representantes de outros institutos ou de outras entidades, foi decidido que essas pessoas não vão mais retornar para Bento Rodrigues.

 

Sobre a barragem que tem trincas, Danilo Nonato diz: “não queremos nem acreditar na possibilidade, seria algo trágico, se tivéssemos o rompimento da barragem de Germano”.

 

Confira mais informações, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, com apresentação hoje (17) de Fátima Santos.



Rompimento de barragens em MG deixa um morto e rastro de destruição

Criado em 17/11/2015 - 15:19 e atualizado em 17/11/2015 - 15:42

Mais do programa