Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acordo de Paris fechou com expectativa de esforço conjunto sobre temperatura

O principal acordo é limitar o aumento da temperatura global em 1,5ºC,

O Revista Brasil desta terça-feira (15) conversou com um ambientalista para ouvir dela uma avaliação do documento final gerado a partir da COP21, em Paris. O entrevistado foi o engenheiro florestal, consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima, Tasso Azevedo.

 

Na opinião do engenheiro, o Acordo de Paris alcançou seu objetivo, "porque há muito anos, se vem buscando um esforço comum de todos os países do mundo, e não só os governos, mas a sociedade civil, as empresas, as comunidades locais, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como o gás carbônico, o nitrogênio, o metano", avalia.

 

Ele comenta que esses gases têm como efeito principal aumentar a temperatura média do planeta: "se esta temperatura aumentar mais que 2ºC será muito ruim para todos nós', diz. Segundo Tasso Azevedo, o objetivo dessa reunião era garantir que houvesse uma série de ações e mecanismos para que os países pudessem fazer escolhas de desenvolvimento com menos emissões de gases do efeito estufa, não correndo o risco de passar de 2ºC, mas tentar limitar para 1,5ºC.

 

O consultor esclarece que no caso do Brasil, há três coisas importantes para serem  feitas:  a primeira é acabar com todo tipo de desmatamento, a segunda questão é o manejo da pecuária e o reflorestamento e recuperação das áreas ao longo dos rios, para garantir qualidade das águas e aumentar a captura de carbono, e a terceira tarefa é a redução das emissões pela queima de combustíveis fósseis.

 

Saiba mais sobre as ações brasileiras para a redução dos gases de efeito estufa, com o objetivo de diminuir a temperatura do planeta, nesta entrevista ao Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Emissão de gases de efeito estufa aumenta entre empresas

Observatório do Clima apresenta proposta para reduções de gases do efeito estufa

Criado em 15/12/2015 - 18:55 e atualizado em 15/12/2015 - 16:59

Mais do programa