O Natal é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelo comércio, por seu grande potencial nas vendas e na recuperação dos deslizes cometidos durante o ano. Em 2015, a crise econômica, desempregos e instabilidade financeira influenciam os consumidores na hora das compras e na quantidade de presentes para a data.
Em entrevista ao Revista Brasil, o consultor de vendas Jaques Grinberg revela estratégias para alavancar as vendas no Natal.
Na opinião do consultor, os consumidores estão com receio de perder o emprego, da crise politíca econômica e a tendência é que se venda um pouco menos.
“É o momento de inovar e fazer diferente pra fazer diferença.”
Para isto, ele dá dicas que certamente fazem a diferença na elaboração de estratégias para o fim de ano.
A primeira é preparar e caprichar no visual da vitrine e do interior da loja. Segundo Grinberg, não adianta ter a mesma vitrine que teve o ano todo, é preciso montar de uma forma que chame atenção dos clientes.
Ter funcionários motivados e preparados para prestar excelente atendimento, diferenciado, um “atendimento gourmet”, é a segunda dica do consultor.
“O principal segredo é o preparo do seu time, dos seus funcionários. Deixá-los prontos para atender com qualidade e motivados”, esclarece.
A terceira dica do consultor é que não adianta oferecer desconto.
“Quem for comprar presente, não quer só preço, quer solução. Ele entrar numa loja e não quer perder tempo. Quer sair da loja com a maior parte dos presentes comprados.”
Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h. A apresentação é de Valter Lima.
Presente de Natal: pais devem tomar cuidados na compra de brinquedos
Analistas indicam inflação de 10,44% e queda do PIB em -3,50% em 2015