Compradores da soja brasileira devem exigir cumprimento do Código Florestal, sugere estudo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Expectativa é que o mercado comece a exigir critérios de cumprimento da lei florestal, como o Cadastro Ambiental Rural e os Programas de Regularização Ambiental.
Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o pesquisador do Ipam, Marcelo Stabile. Ele fala sobre o estudo que mostra que somente moratória da soja não garante produção sustentável na Amazônia.
Stabile esclarece que “o grande achado do estudo é que apesar de 80% da amostra está cumprindo com os critérios da moratória da soja, 2/3 dessa amostra não cumprem com a Lei Florestal. E na verdade um dos jeitos de melhorar o cumprimento da lei florestal é pedir, demandar dos compradores de soja, de quem financia as plantações de soja, que eles peçam o cumprimento da lei florestal”.
Entenda mais sobre o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.