Famílias de extrativistas são beneficiadas com nova política de preços Política de Garantia de Preços Mínimos para os produtos da Sociobiodiversidade, o PGPM-Bio, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Revista Brasil conversou com a gerente de Produção da Biodiversidade da Conab, Ianeli Loureiro, que explicar como funciona este programa.
Segundo a gerente, a importância desta política é garantir renda para as famílias que coletam e vendem seus produtos das florestas e ou biomas brasileiros. "É que eles vendem e muitas vezes não conseguem um preço justo. Então essa política vem para dar estabilidade de preços para comercialização desses produtos", diz Ianeli Loureiro.
O trabalho da Conab consiste em garantir o preço, porque o governo federal tem um preço mínimo estabelecido para 15 produtos extrativos: andiroba, babaçu, borracha, cacau nativo e outros. Então, a partir do momento que o extrativista comercializa seu produto por um valor abaixo do valor mínimo, o governo faz a complementação, que se chama de subvenção, para que o agricultor não abandone sua atividade. Mais informações sobre esta nova política de garantia de preços da Conab, acesse o site www.conab.gov.br.
Acompanhe esta entrevista ao programa Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.