O que te separa da extrema pobreza? Esta é uma campanha lançada pela ONG Teto, uma organização da sociedade civil que trabalha em comunidades precárias e luta pela superação da pobreza.. Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou a diretora executiva da ONG Teto, Carolina Mattar.
Carolina Mattar explica que com essa campanha a ONG pretende mostrar que a pobreza é um problema multidimensional. "Ela envolve diferentes fatores de uma vida de uma pessoa. A linha oficial que separa as pessoas da extrema pobreza é o valor de 77 reais por pessoa por mês. Esse seria o valor suficiente para comprar uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias", esclarece.
Ela explica que a campanha busca destacar que a pobreza se manifesta não só na questão da renda, mas também em outros fatores como educação de qualidade, condições de moradia, acesso a saúde e educação.
A diretora executiva comenta que com essa campanha, a organização quer conectar as pessoas com essa realidade, e o convite é para que as pessoas façam parte dessa solução e diminuam a distância que existe entre as famílias que vivem em comunidade: " a gente pede que as pessoas façam isso se tornando uma amiga do teto", diz.
Carolina Mattar explica ainda que "amigos do teto" é uma doaçao mensal que as pessoas podem fazer acessando o site, e assim ajudar a diminuir essa distância. Para acessar o site clique aqui.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Números mundiais da pobreza são discutidos por especialistas
Oito milhões de crianças e adolescentes vivem em extrema pobreza