O ano de 2016 começou levando o brasileiro a usar mais o cartão de crédito. Pesquisa encomendada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro, em 72 cidades do país, indica que muitos estão usando o crédito para financiar até a compra de carnes.
Para falar sobre endividamento, o Revista Brasil conversou com o consultor financeiro e especializado em Direito Tributário, Leonardo Lopes.
Segundo ele, este é um dado alarmante, porque a pesquisa diz que no início do ano o brasileiro acabou parcelando compras de supermercados em até cinco vezes, inclusive com material escolar.
O consultor diz que o financiamento deve ser o último caminho, deve ser feita a pesquisa de preço, o consumidor deve estar atento aos preços praticados. A inflação obrigou a todos a entrar nessa receita de parcelamento, mas existem outras opções, afirma, se referindo ao material escolar.
A sugestão do tributarista é a compra somente do material que vai usar no primeiro trimestre. E depois ir comprando aos poucos os outros itens da lista.
Pagar à vista, com desconto, nem sempre vale a pena, alerta economista
Ele alerta que não é bom para o consumidor correr atrás do financiamento logo no início do ano, que isto só é bom para as instituições que saem ganhando com isso.
Leonardo Lopes diz também que o planejamento e organização são os pontos cruciais de todo endividamento e que é necessário colocar tudo na ponta da caneta.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h.