A expedição safra chega a 10ª temporada com a edição 2015/2016. A previsão era de que entre 2015/2016 passasse dos 100 milhões de toneladas de soja. Sobre o assunto, o programa entrevistou a analista de mercado da expedição Safra, Luana Gomes.
Ela explicou que essa marca de 100 milhões de toneladas de soja esperada para este ano, dificilmente vai acontecer por conta do clima: "mas a gente ainda tem potencial para chegar perto” acrescenta. Complementando que " Ainda assim a gente está com a primeira revisão de expedição safra apontando para uma safra muito volumosa de 99,8 milhões de toneladas”,
Luana Gomes esclarece que daqui pra frente pode ter mais perdas, principalmente no Centro Norte, na região do Matopiba, que continua seco. Ela diz que no centro-oeste as chuvas devem voltar em janeiro,e é possível que se estanquem essas perdas, mas no centro-norte continua complicada a situação.
“Ainda é uma enorme safra, mais do que suficiente para manter o Brasil nesta liderança internacional que foi assumida no mercado da soja, passando até os Estados Unidos. A gente fechou o ano com mais de 54 milhões de toneladas de soja exportada e mesmo com a safra baixa de 100 milhões de toneladas ainda tem cacife para manter essa liderança no ano que vem”, esclarece.
Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Compradores da soja devem exigir cumprimento do Código Florestal, sugere estudo