O Revista Brasil desta quarta-feira (13) conversou com a médica da Fundação Pró-Rim, especialista em Nefrologia, Céres Felski, para falar sobre insuficiência renal.
Ela explica que a insuficiência renal ocorre, na maioria dos casos, em decorrência da diabete e da hipertensão. As nefrites, o uso de remédios por conta própria e o uso de anabolizantes também podem levar a perda da função renal, ressalta ela, que ainda lembra que alguns casos decorrem de fatores hereditários.
A nefrologista chama atenção para o uso de medicamentos anti-inflamatórios, que reduz a função renal, podendo culminar com a perda total do rim.
Quando o rim funciona menos de 10%, o paciente passa a ter que fazer hemodiálise e hoje esse número vem aumentando bastante, afirma Céres Felski.
A doença dos rins é silenciosa e a pessoa só vai sentir os sintomas da insuficiência renal quando já está perto dos 10%, chama atenção. Por isto, ressalta a médica, é importante pedir o exame de dosagem da creatinina. Um exame barato, segundo ela, que se faz em qualquer laboratório, assim como o da glicose e o colesterol.
Saiba mais sobre a doença e como prevenir nesta entrevista ao Revista Brasil.
O programa é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h. A apresentação é de Valter Lima.
Transplante renal é o tipo mais realizado no Brasil e no mundo e é o mais antigo