Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo aponta possíveis ligações entre Zika e casos de Guillain-Barré

Patologista neuromuscular afirma que saneamento básico é a maneira

Um estudo publicado na revista científica "The Lancet" nesta segunda-feira (29) encontrou ligações entre o vírus da Zika e a síndrome de Guillain-Barré. Em entrevista ao Revista Brasil, o patologista neuromuscular e professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo explica que é precipitado afirmar que estas ligações existem.

 

Ele esclarece que o estudo veio acrescentar: “isso de maneira alguma comprova que o vírus zica seja etiológico para polirradiculoneurite aguda desmielinizante (guillain-Barré), por causa do número de casos absolutos ser muito pequeno”, diz.

 

Beny Schmidt explica que em relação ao Zika o que tem de definitivo é que o país tá muito sujo, falta saneamento básico, água potável, coleta de lixo. “Saneamento básico é a maneira mais inteligente de prevenir epidemias, não só por mosquitos como Aedes aegypt, mas com outros vetores: rato, barata, mosca. Isso é definitivo, o Brasil está imundo”, opina.

 

O professor diz que os números comprovam uma epidemia de dengue, Zika e Chikunguinha, mas não existe, comprovadamente um surto de microcefalia.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Fátima Santos.



Criado em 02/03/2016 - 17:28 e atualizado em 02/03/2016 - 14:24

Mais do programa