Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Mundial da Audição, entenda a importância da data

Perda de audição em crianças pode ser evitada através de medidas de

A Organização Mundial da Saúde celebra em 3 de março o Dia Mundial da Audição. O objetivo é chamar a atenção da saúde pública, porque a maioria das causas que levam à perda de audição em crianças pode ser evitada através de medidas de saúde pública. A OMS alerta para os benefícios da identificação precoce e de intervenções adequadas durante o tratamento. No Brasil, diante do surto do zika vírus, a perda de audição mereceu destaque.

 

Em entrevista ao Revista Brasil a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP, Doris Lewis, explica que o diagnóstico precoce em bebês de 2 a 3 meses de idade tem uma importância para desenvolvimento destes bebês. Existem medidas como o uso de próteses auditivas e até no primeiro ano de vida o encaminhamento para uma cirurgia, que se chama Implante Coclear, na qual os bebezinhos conseguem recuperar boa parte da sua audição e desenvolver a linguagem, a comunicação e toda um desenvolvimento de uma forma bastante adequada.

 

“Pra que possamos alcançar o diagnóstico tão cedo é necessário que se faça o chamado teste da orelhinha, que virou lei no Brasil em 2010”, esclarece Dóris.

 

Ela também fala sobre os casos de Microcefalia, que ganharam destaque com a epidemia de Zika “A microcefalia sempre foi um indicador de risco e de maior atenção de todo mundo, mas hoje com uma epidemia e um aumento agressivo do número de crianças que nascem com esse agravo é importante que todo os bebê sejam testados na maternidade” diz Dóris.

 

Ela explica a causa e os fatores genéticos da surdez,  do perigo dos sons alto. Explica a prevenção, da necessidade de se fazer audiometria. Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Fátima Santos.



Criado em 03/03/2016 - 21:10 e atualizado em 03/03/2016 - 18:08

Mais do programa