No Brasil, levantamento do Sistema Único de Saúde - SUS aponta que a insuficiência cardíaca é a principal causa de internação em hospitais, com centenas de milhares de casos a cada ano. E é uma doença que acomete pessoas de todas as idades.
O Revista Brasil entrevistou o cirurgião cardiovascular do Centro de Tratamento da Insuficiência Cardíaca do Hospital Brasília, Helmgton Souza, que explica os cuidados que as pessoas devem ter com o coração e principalmente as técnicas de tratamento, suporte de assistência e as novas tecnologias para o tratamento do coração.
Ele explica que as técnicas de tratamento de pacientes conseguem ser melhor do que no passado. Os resultados dessas novas tecnologias e desse novos tratamentos conseguem prorrogar a expectativa de vida. “Hoje quem tem um infarto, é submetido a uma angioplastia, coloca um stent, ou faz uma cirurgia de revascularização do miocárdio”, diz cirurgião cardiovascular. “Uma pessoa diagnosticada com insuficiência cardíaca a expectativa de vida dela é de 5 anos, 50% destas pessoas estarão mortas. É um problema de saúde pública hoje, e a tendência é piorar “, esclarece.
Ele fala da prevenção desde jovem, da avaliação médica cardiológica antes de exercícios físicos e conclui dizendo que existem 5 fatores que considera essenciais. Três depende exclusivamente de cada um de nós. São eles: atividade física regular, alimentação saudável, controlar toda e qualquer doença que possa gerar e desenvolver doenças cardíacas: hipertensão, diabetes, tabagismo, obesidade. Existe o fator estresse, que não é de escolha exclusiva, depende do ambiente social onde as pessoas estão inseridas e o 5 fator é o envelhecimento, que não depende de nenhum de nós”, especifica Helmigton Sousa.
Saiba mais sobre o assunto. Ouça a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.