Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Outono: aedes aegypti também se prolifera nessa época do ano?

O pesquisador recomenda ações preventivas para o controle do vetor

Existe proliferação do aedes aegypti no outono?  Sobre o assunto, Revista Brasil entrevistou o médico, professor da PUC do Rio Grande do Sul e doutor em biotecnologia, Fernando Kreutz, pesquisador responsável pelo desenvolvimento do primeiro larvicida biológico para uso doméstico do Brasil.

 

Ele explica que a temperatura é um fator importante na eclosão do mosquito. "A gente tem o mosquito na forma de um ovo e esse mosquito passa por um processo larval que normalmente demora até 10 dias. Acontece que quando a gente tem a temperatura mais elevada esse processo de transformação do ovo em um mosquito adulto pode acontecer rapidamente. Quando as temperaturas são mais frias esse processo tende a ficar um pouco mais lento", diz.

 

Fernando Kreutz conta que se observar os dados do Ministério, o pico de incidência de caso de dengue acontece em março, abril e em maio, e daí começa haver um declínio.

 

Ele alerta que uma vez que os mosquitos colocam os ovos, esses ovos podem permanecer dormentes por longos períodos, até mais de um ano.

 

O pesquisador diz que um dado mais do que comprovado é que os focos de mosquitos estão nas nossas residências. “É muito importante que faça o controle desses focos”, diz.

 

"Um mosquito fêmea que vai picar uma pessoa que está potencialmente contaminada, esse mosquito durante sua vida, consegue colocar 1500 ovos. Então você vê a proporcionalidade que a gente tem a partir de um único mosquito contaminado,”esclarece. Para o pesquisador a única maneira eficaz de controlar essa epidemia é eliminando o mosquito.

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.



Você sabe a diferença dos sintomas da dengue, zika, chikungunya e gripe?

Criado em 23/03/2016 - 20:12 e atualizado em 23/03/2016 - 17:09

Mais do programa