Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cresce o número de mutuários desistindo do sonho da casa própria, diz associação

Das quase seis mil queixas recebidas pela Associação dos Mutuários de

Das quase seis mil queixas recebidas pela Associação dos Mutuários de São Paulo no ano passado, metade estava desistindo do sonho da casa própria. Mutuário é a pessoa que recebe um empréstimo para comprar um imóvel, em contrapartida fica obrigado a pagar o empréstimo em parcelas mensais com juros e correção monetária, conforme estabelecido em contrato.

 

Em entrevista ao Revista Brasil, o presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências, Marco Aurélio Luz, explica que é a primeira vez que se vê uma corrida tão grande de mutuários desistentes do financiamento.

 

"São mutuários que comparam o imóvel na planta, ou em construção, mas eles estão desde o final do ano, buscando distrato ou rescisão do contato, pedindo a devolução dos valores pagos. O problema é que eles se deparam com uma cláusula leonina, absurda, que reza a devolução de apenas 30% a 40%, enquanto o judiciário hoje, manda devolver entre 85 e 90% de tudo o que foi pago e em alguns casos, até 100% corrigidos, se o distrato é por culpa da construtora, em uma única parcela", explica.

 

O presidente acredita que a principal razão seja o atual cenário econômico do país, o desemprego, "porque muitos não estão mais conseguindo honrar os pagamentos dos contratos e ele não têm outra saída, a não ser pedir o distrato junto à construtora". Ele explica ainda que os principais motivos são o desemprego, diminuição de renda do casal, ou ainda a desvalorização dos imóveis, "a construtora hoje está vendendo mais barato o imóvel que há um ou dois anos atrás. E isto causa insatisfação muito grande de quem comprou".

 

Mais informações no site da Associação de Mutuários.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasil, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Cartilha orienta consumidor como agir no caso de desistir da compra um imóvel

Aumenta número de desistentes de imóveis comprados na planta

Criado em 15/03/2016 - 16:40 e atualizado em 15/03/2016 - 13:35

Mais do programa