O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) aponta que a participação masculina nos afazeres domésticos não evoluiu muito nos últimos anos, que continua sendo uma tarefa feminina.
O Programa Revista Brasil entrevistou a assessora do Núcleo de Gênero do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Rosane da Silva, que falou sobre a pesquisa “Mulheres e trabalho: breve análise do período 2004-2014”.
A pesquisa mostra que o percentual de homens que assumem tarefas domésticas cresceu de 46% para 51% em uma década. Nas tarefas domésticas os homens trabalham em media 10hs por semana e as mulheres 30hs por semana.
Rosane explica que o desafio é compartilhar as tarefas domésticas entre homens, mulheres e o estado brasileiro. Isso significa que tem que ter políticas públicas que tirem a responsabilidade única e exclusiva das mulheres com o cuidar da família. Ou seja, mudança de cultura em nosso país. “Nós mulheres não queremos ajuda, nós queremos dividir as tarefas domésticas. Todos usam aquele espaço, então todos devem manter a limpeza de nossa casa”, defende.
Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.