O presidente interino, Michel Temer, apresentou na terça-feira (24) o plano de medidas econômicas para estabilizar o país. O professor de economia e pesquisador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, Pedro Raffy Vartanian, explicou como essas medidas podem alterar na vida do cidadão.
Pedro explica que a aprovação dessas medidas econômicas não muda o cenário econômico do dia a dia, apenas impede, por exemplo, que o governo deixe de honrar os compromissos. “Se essa autorização não fosse dada pelo congresso, o governo teria que interromper o pagamento do funcionalismo público e o pagamento dos fornecedores, incluindo ai hospitais, escolas, etc. Haveria um problema específico no setor publico que impactaria de uma forma geral na sociedade”.
O economista explica que o fato do governo gastar mais do que arrecada, precisa ser revertido. Para o futuro, o professor fala de corte de gastos, aumento de impostos, reforma no sistema previdenciário, fundo soberano e taxa de juros.
Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.