Os empreendedores ganharam mais agilidade para a emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) após a parceria entre a Receita Federal e os cartórios extrajudiciais. Segundo a diretora da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Patrícia Ferraz, o registro do CNPJ pode ser feito em até quatro dias.
Em entrevista no programa Revista Brasil, a diretora da Anoreg disse que o procedimento é bem simples. O empreendedor deve entrar no site da Receita Federal e preencher o Documento Básico de Entrada (DBE). Após salvar as informações no site, será gerado um número. De posse deste número, o empreendedor deve comparecer ao cartório levando também os documentos da empresa para que seja feita a análise jurídica e a verificação das informações.
"Estando tudo em ordem, nós procedemos ao registro, constituímos a pessoa jurídica e já emitimos o CNPJ", explica. Se for identificado algum problema, vai ser devolvida a documentação para que sejam feitas as correções.
Saiba mais sobre o assunto ouvindo a entrevista no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, das 8h às 10h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.