Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Catarata atinge quase 30% dos brasileiros acima de 60 anos

A região centro-oeste concentra o maior número de casos

A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 28,7% dos brasileiros com mais de 60 anos sofrem da doença.

 

Sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o médico cirurgião especialista em catarata, Jonathan Lake.

 

O especialista diz que a idade, a incidência da luz solar e as questões sociais são fatores de risco para que a região centro-oeste concentre o maior número de casos de cataratas no Brasil.

 

Jonathan Lake também explica que a catarata existe na sua forma congênita. Ela pode afetar bebês no seu nascimento. Por isso é muito importante que os bebês consultem o oftalmologista a partir dos seis meses.

 

“A catarata pode afetar bebês, crianças e adultos jovens, por isso é importante que tenha uma avaliação rotineira com o oftalmologista”, alerta.

 

Catarata é uma doença ocular que atinge o cristalino, uma espécie de lente que fica atrás da íris do olho. Um dos primeiros sintomas da doença é a vista embaçada.

 

Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra. 

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima



Criado em 01/08/2016 - 16:18 e atualizado em 01/08/2016 - 13:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa