Nesta terça- feira (30), o Revista Brasil faz uma análise do processo de julgamento de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Sobre o assunto, o programa convidou o mestre em sociologia e cientista político, Antônio Flávio Testa.
Para o cientista político, a presidente teve um pronunciamento muito bem elaborado, com abordagem histórica e investiu muito em análises técnicas. Entretanto, ele ressalta: "mas ela não teve a capacidade de mudar realmente o voto daqueles que já estavam com seu voto decidido", comenta.
E para os indecisos Testa diz: “Na verdade, aqueles que falam que estão indecisos, não estão indecisos é que querem colocar sua posição no momento que eles acham ideal”, destaca.
Ele explica que no caso de um resultado negativo, a presidente deve recorrer ao Supremo e que tecnicamente é possível. O cientista político relata que hoje nos jornais, o ministro Gilmar Mendes disse que dificilmente o Supremo tentaria anular uma decisão do Senado.
“A decisão é politica e quem tem que tomar essa decisão em definitivo é o senado Federal, e isso é constitucional”, esclarece
Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima e do âncora no Rio de janeiro, Cirilo Reis.
Impeachment: especialistas analisam depoimento de Dilma