Em entrevista ao Revista Brasil, o pneumologista Carlos Jardim explicou sobre a origem, o tratamento e a prevenção da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O médico lembra que termo surgiu em 2003/2004, quando houve um surto de gripe que começou no sul da China e se espalhou pelo mundo. Era a Influenza H1N1, também chamada de gripe aviária. Os pacientes evoluíam com uma falta de ar muito intensa. O raio-x indicava pneumonia e o paciente precisava de apoio hospitalar muito grande. Atualmente, o termo é usado para outras pneumonias causadas por vírus e que podem levar o paciente até a UTI.
Um dos sintomas da SRAG é a falta de ar intensa e um quadro de pneumonia grave com necessidade com apoio hospitalar grande.
O pneumologista diz que a prevenção é o melhor caminho para evitar a síndrome. “É importante evitar a infecção, com vacinas e medidas de higiene.”
Quanto aos sintomas, “dor no corpo, febre alta, prostração já é um bom indicativo de que a gente está diante de alguma coisa que deve ser vista com bastante atenção”, esclarece Carlos Jardim.
Para ouvir a entrevista na íntegra, clique no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.