Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Adolescente transexual e psicólogo explicam como superar preconceitos

A família é fundamental para ajudar a criança ou o jovem a enfrentar

Como lidar com a transexualidade de um filho? O programa Revista Brasil conversou nesta quarta-feira (12) com a Júlia, uma adolescente transexual de 17 anos, e com o psicólogo Alexandre Ferraris sobre o tema e como enfrentar o preconceito que ainda existe.

 

Para Júlia, a sociedade não está acostumada nem preparada para lidar com a transexualidade e, por isso, o apoio da família é fundamental, assim como a ajuda de um psicólogo. "Muitas pessoas pessoas acham que a criança ser trans é algo ruim, algum distúrbio ou algo que tem que ser tratado. A necessidade de tratamento psicológico, a meu ver, é para ajudar superar as dificuldades do caminho, tanto para a criança, para o adolescente ou para a família. Saber de todo o processo ajuda a lidar consigo mesmo e com o mundo", avalia.

 

Embora não tenha sido um processo fácil nem rápido, a família de Júlia entendeu a situação. Para o psicólogo Alexandre Ferraris, trata-se de lidar com os sofrimentos psíquicos, aprender a lidar com as angústias e buscar uma estruturação emocional e de valores também.  Segundo ele, o tema é complexo, porque muitas pessoas não entendem o que é identidade de gênero.

 

"Nós estamos falando de uma pessoa que tem uma experiência individual de sentir-se um homem ou de sentir-se uma mulher, independente do sexo biológico. Essas pessoas passam por uma confusão sobre si mesmo, uma profunda angústia. Tem também a questão da rejeição do órgão genital e a dúvida sobre a possibilidade de uma cirurgia", explicou Ferraris.

 

Entenda mais sobre a transexualidade ouvindo a íntegra da entrevista no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, de 8h às 10h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 12/10/2016 - 17:45 e atualizado em 12/10/2016 - 17:16

Mais do programa