Considerada um problema de saúde pública nos últimos 50 anos, a sífilis congênita é o mote central da Campanha Outubro Verde, da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e da Associação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP). A iniciativa visa estimular ações de conscientização em prol da eliminação da doença, cuja meta é reduzir sua prevalência a menos de meio caso por mil nascidos vivos.
Para falar sobre as formas de prevenção e tratamento da DST (Doença Sexualmente Transmissível), além da importância da Campanha, o Revista Brasil deste sábado (15) entrevistou a presidente do Departamento da Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Dra. Sílvia Regina. "A sífilis se transmite muito mais que o HIV. Por isso, a importância da proteção. Se a gente não trata o parceiro, com uma dose de penicilina, acaba-se perdendo o controle da doença. A testagem na maternidade também é importante", afirma a médica.
Ouça a entrevista, no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação deste sábado foi de Marcelo Ferreira.