Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luislinda Valois fala sobre políticas de combate ao racismo no país

"O Negro ainda não conquistou seu espaço no poder", segundo ministra

Em entrevista ao Revista Brasil desta segunda-feira (17), a secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Ministério da Justiça e Cidadania, ministra Luislinda Valois, fala sobre o combate ao preconceito racial no país. 

 

 

“No campo da igualdade racial, o que nós precisamos com muita urgência, já com um atraso imaginável, é uma luta para nós acabarmos com essa situação do homicídio dos jovens negros ( na faixa etária de 16 aos 29 anos), pobres e da periferia. Nós estamos perdendo nossa juventude”, disse a ministra. A outra meta é fiscalizar as cotas raciais e sociais, nas universidades federais, porque tomou conhecimento de situações desagradáveis..

 

 

Para Luislinda Valois,  o negro tenta buscar seu espaço, mas, na verdade, a situação mudou muito pouco. Ele continua tendo que “meter o pé na porta” para poder entrar. 

 

“O problema do negro é que nós somos competentes, mas nunca nos deram oportunidade de ocupar espaço no poder. Todo mundo gosta do negro, o negro é bom, é bonito para sambar e tocar o tambor, mas quando chega na hora de dividir o poder com o povo preto, é muito difícil. Eu sou a prova viva disso. Eu, para chegar a desembargadora - só eu, meu Deus, meus santos, minha família e os amigos - sabemos pelo que passei. É difícil ser negro neste país”, ressalta.

 

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra, no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima, com participação  do âncora no Rio de Janeiro, Cirilo Reis.



Criado em 17/10/2016 - 14:59 e atualizado em 17/10/2016 - 12:59

Mais do programa