Até o próximo dia 30 de dezembro, o Ministério do Trabalho irá reforçar as ações para garantir que os trabalhadores, que tenham direito ao abono salarial ano base 2014, saquem o benefício. Sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o coordenador-geral do seguro desemprego, abono salarial e identificação profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges.
Ele explica que o abono salarial é um direito constitucional. " Está estabelecido na Constituição para aqueles trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, tenham trabalhado 30 dias durante o ano e que estejam cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS ou Pasep", diz.
Márcio Borges explica que o saque do PIS, para os trabalhadores de empresas privadas, pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, para os servidores públicos, nas agências do Banco do Brasil. Ele informa que os trabalhadores podem consultar se tem direito ao benefício pelo portal.
Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Radio Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões. Apresentação de Valter Lima.
Prazo para saque do abono salarial PIS/Pasep foi prorrogado