O Revista Brasil desta quarta-feira (28) conversou com o diretor substituto do Instituto Butantan, Marcelo de Franco, para explicar como ocorre o teste da vacina contra a dengue. São três fases de teste: a primeira testa a segurança, a segunda fase testa a resposta das pessoas à vacina e a última é se ela realmente protege o indivíduo contra os sorotipos da dengue, numa única dose.
Segundo o pesquisador, 17 mil voluntários fazem os testes em 14 centros espalhados pelo país e são monitorados durante cinco anos. Inclusive, pessoas que já tiveram a doença também participam. "Existe uma série de critérios para os voluntários... Inclusive também faz parte do teste este tipo de estudo: verificar se a pessoa que já teve contato com os sorotipos, se essa resposta com a vacina, ela fica ainda mais forte", explica.
A vacina começou a ser desenvolvida em 2008, em parceria com institutos nacionais de saúde dos Estados Unidos e se apresentou segura em animais, depois em pessoas e agora, na última fase, se mostrou eficaz.
Ouça íntegra da entrevista no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, pela Rádio Nacional AM Brasília.
Vacinação pode contribuir na luta contra dengue