Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reforma da Previdência: há necessidade de mudanças?

Ouça a entrevista com o Professor Baldur Schubert, representante da

O governo apresentou seu projeto de reforma da Previdência. Pela proposta de emenda constitucional, a idade mínima para se aposentar será de 65 anos, com pelo menos 25 anos de contribuição à Previdência. Mas, na prática, para receber 100% do valor, será preciso contribuir por 49 anos, mesmo que tenha atingido os 65 de idade. Diante disso, é preciso mesmo fazer uma reforma da Previdência? Por quê?

 

Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o representante da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil, Professor Baldur Schubert. Baldur explica que as aposentadorias e pensões são pagas pelos trabalhadores na ativa, ou seja, os que estão abaixo dos 60 anos: “A população idosa está crescendo numa velocidade maior que a população de 20 a 60 anos que contribui. Se hoje, 13% da população tem mais de 65 anos, amanhã e depois vai passar para 15, 18, ou mais por cento”.

 

“A realidade brasileira é que 60 milhões contribuem e 30 milhões recebem. Nos anos 60 e 70,  para cada uma que recebia, 6 pessoas contribuíam. É um dado importante,  chama atenção. Hoje para cada pessoa que recebe só tem 2 para contribuir. Esta é uma realidade demográfica, que impacta”, esclarece Baldur.

 

Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Radio Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões. Apresentação: Valter Lima, Andhrea Tavares, Cezar Faccioli e Sula Sevillis.



Criado em 06/02/2017 - 13:30 e atualizado em 06/02/2017 - 16:21

Mais do programa