Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

SNCT: Pesquisador fala sobre os usos do nitrogênio líquido

Segundo Flávio Garcia, é possível ir do lado mais científico até o lado mais lúdico

Revista Brasília

No AR em 23/10/2019 - 11:00

O Revista Brasília recebeu nos estúdios montados no Parque da Cidade Flávio Garcia, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Ele falou sobre as pesquisas desenvolvidas e as experiências interativas para mostrar a física e os usos com nitrogênio líquido, dentre outros assuntos.

Ouça no player abaixo:


Ele é um dos 180 expositores da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Segundo Flávio, a apresentação inicial seria no RJ mesmo. O CBPF completa 70 anos em 2019. Lá funciona também a primeira pós-graduação em física do Brasil. 

Sobre o nitrogênio líquido, ele cita que é bastante utilizado na pecuária para congelamento de sêmens de bois. Outro uso é para congelar células-tronco, óvulos e espermatozóides.

 

"Tem o lado lúdico da coisa. O nitrogênio é divertido. Ele sai fumaça e tudo. Aproveita para mostrar também como um balão desses de festa encolhe quando ele esfria e dá uma aulinha de termodinâmica para as crianças. O auge é aquela cozinha molecular onde os chefes de cozinha cozinham com nitrogênio líquido", citou.

 

Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, na Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 23/10/2019 - 15:29 e atualizado em 23/10/2019 - 15:28

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa