Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embrapa e UnB descobrem proteína de café com efeito similar ao da morfina

Proteína que contém peptídeos apresenta atividade analgésica porém não

Embrapa e UnB descobrem proteína de café com efeito similar ao da morfina, com a vantagem que a proteína que contém peptídeos apresenta atividade analgésica porém não provoca dependência, como a morfina.

 

Os peptídeos têm caracerística de analgesia e são produzidos pelo organaismo, e portanto não causa dependência nem efeitos colaterais. De acordo com o professor Felipe Vinecky, doutorando no Departamento de Biologia Molecular na Universidade de Brasília e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a descoberta aconteceu depois de um longo trabalho, de aproximadamente 10 anos. Tudo começou na montagem do genoma do café, unindo-se a isto, a identificação da qualidade do café na seca e os genes mais expressos durante a seca.

 

Confira também: Unb disponibiliza multiincubadora para apoiar startups

 

Em laboratório, foram encontrados esses peptídeos que são análogos aos produzidos no organismo humano, como a encefalina, que inibe a dor. Este trabalho foi feito com o café verde, colhido processado, antes de torrar, porque depois da torra muda a característica do grão, mas acredita-se que esse peptídeo esteja presente também no café torrado.

 

Saiba mais sobre os benefícios desta descoberta que trará repercussão positiva na medicina e na veterinária, nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 29/01/2015 - 15:53 e atualizado em 29/01/2015 - 13:56