A preocupação com a escassez de água abrange todas as empresas e instituições brasileiras porque apresenta uma vulnerabilidade em todos os setores. O setor de limpeza vem buscando soluções para a economia de água. Há alguns anos, lançou inclusive um manual de sustentabilidade, demonstrando que a preocupação do setor é antiga e por isso vem profissionalizando os trabalhos de limpeza com o objetivo de economizar água e energia elétrica, mas não em função da crise hídrica.
Confira também: Após enchente, doenças preocupam autoridades no Acre
De acordo com o diretor Financeiro da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental, Rui Monteiro Marques, a meta é economizar água e por isso as empresas têm investindo em produtos e maquinários, para o menor consumo possível, como a limpeza de até mil metros de área com apenas um litro de água, o que nunca seria feito sem a especialização. "A conscientização da mão-de-obra é muito importante, e por isso o trabalhador é o primeiro a ser treinado e capacitado", completa.
Interessados em obter o manual de sustentabilidade da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental podem acessar o site aqui. O manual tem várias dicas de sustentabilidade que foram editadas para a sociedade e não somente para as empresas de limpeza.
Confira esta entrevista ao programa Revista Brasil, no ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Miguelzinho Martins.