Em todo o Distrito Federal existem 72 parques urbanos com capacidade para receber a comunidade para lazer, assim como ocorre com o Parque da Cidade. Para verificar como estão os parques urbanos, a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo um passeio de reconhecimento da situação com apoio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), com isso tem início o projeto de estruturação e revitalização dos parques.
Ouça também: Detran lança campanha Maio Amarelo no DF
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Carcius Santos, a ação envolve as demais secretarias para que haja um diálogo com a comunidade, sobre o uso, conservação, convivência comunitária e a presença de todas as ações do governo, com segurança, turismo e educação ambiental.
Ele explica que a responsabilidade pela manutenção dos parques é primeiro do Ibram e em segundo lugar do governo do DF. A Secretaria está fazendo um relatório para para mostrar às demais secretarias do DF quais parques já estão equipados, com áreas definidas, e quais não têm esses benefícios e precisam de revitalização.
Outro ponto que está sendo analisado é a segurança dos frequentadores: "mas a comunidade precisa se envolver no sentido de fiscalizar, frequentar com mais assiduidade, cuidar, verificar as falhas e se apropriar desses espaços e é por isso que a comunidade está sendo chamada", afirma.
Confira esta entrevista sobre o assunto sao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.