Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lei dispõe sobre a educação especial e o atendimento a pessoas com deficiência

Lei engloba pessoas com necessidades especiais em diferentes níveis,

No quadro Nossas Leis do programa Revista Brasília desta quinta-feira (14) explica a lei distrital 5.310 de 18 de fevereiro de 2014 que dispõe sobre a educação especial e o atendimento a pessoas com deficiência. O advogado e jurista Yure Melo explica que a lei não atende somente as pessoas que apresentam necessidades especiais com transtornos globais, mas também aqueles com alta habilidades, que são considerados superdotados.

 

Ouça também: Magistrados lançam campanha nacional pela ampliação da Justiça restaurativa

 

O advogado lembra que existem crianças que têm uma capacidade de desenvolvimento muito maior do que outras e não adianta seguir o rito normal para atendê-los. Há casos de meninos com 11 anos de idade já cursando faculdade de Medicina, Engenharia, Jornalismo entre outras. "A educação especial é um dever do estado e é garantida ao longo de toda vida do estudante que apresente as necessidades especiais nos diferentes níveis e modoalidades de educação".

 

Yure Mello explica ainda que a garantia que trata essa lei deve observar alguns princípios definidos tanto na legislação federal brasileira, e esses princípios devem seguir as seguintes diretrizes: manter a infraestrutura pública educacional que assegure as adaptações básicas e o acompanhamento integral para os educandos com transtornos de aprendizagem.

 

Entenda mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 14/05/2015 - 18:14 e atualizado em 14/05/2015 - 15:08