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Quer usar o cartão de crédito? Então é bom tomar cuidados

Que direitos e deveres são exigidos do consumidor, pelas operadores?

O uso do cartão de crédito requer atenção do consumidor, especialmente durante a greve dos bancários. Para falar do assunto o Revista Brasília entrevistou o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC), Geraldo Tardin.

 

O presidente chama atenção dos consumidores, em primeiro lugar, por deixarem de pagar a fatura do cartão de crédito, alegando o não recebimento da fatura pelos Correios ou porque o banco está de greve. E ressalta que esta não é uma justificativa para o consumidor deixar de pagar em dia, porque o consumidor pode pagar em casas lotéricas, correspondentes bancários, caixas eletrônicos, internet ou pelo telefone, ou seja, deve esgotar todas as opções de pagamento.

 

Geraldo Tardin conta que há uma grande dificuldade quando vai promover algum tipo de ação, é que geralmente o consumidor não tem o contrato guardado.  Ele comenta que  é importantíssimo ler o contrato enviado pelo banco, antes de desbloquear o cartão de crédito, porque se não concordar com alguma cláusula, é impossível entrar na Justiça e fazer alteração de uma cláusula que não concorde.

 

"A segunda situação que o consumidor deve estar atento é quanto à complexidade do produto que ele está adquirindo. Quanto maior a oferta do valor do crédito, da categoria para premiação de pontos, da classificação desse produto, maior é a anuidade", explica.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



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Criado em 21/10/2015 - 19:09 e atualizado em 21/10/2015 - 17:07