Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Farmácia Viva distribui fitoterápicos em 22 unidades de saúde do DF

A produção de fitoterápicos a partir de plantas medicinais passa por

A Farmácia Viva distribui fitoterápicos em 22 unidades de saúde do Distrito Federal (DF), em especial aquelas com maior enfoque na distribuição desses medicamentos. O Revista Brasília, desta segunda-feira (4) conversou com o gerente da Farmácia Viva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Nilton Luiz Neto Júnior.

 

Ele explica que os fitoterápicos são os medicamentos que têm em sua composição uma planta medicinal e que passa por validação científica, ou seja, é necessário ter informação tradicional segura sobre o uso da planta e a partir de estudos que mostram que essa planta é eficaz, segura e reprodutível na forma de um medicamento, então ela passa a ser um remédio fitoterápico.

 

A Farmácia Viva já conta com 26 anos de atuação e desde 2010 é instituída pelo Ministério da Saúde no âmbito do SUS, situada no Riacho Fundo I, com competência para produzir fitoterápicos, para atender a população do DF de forma gratuita, afirma o gerente.

 

De acordo com Nilton Neto, as plantas são cultivadas pela própria farmácia, ou seja, todo ciclo da cadeia produtiva é desenvolvido pelo projeto. Atualmente, afirma, são cultivadas sete plantas medicinais e são fornecidos 10 medicamentos fitoterápicos a partir dessas 7 plantas.

 

O medicamento de maior produção e de maior atendimento na rede pública de saúde é o xarope de guaco, seguido do boldo, do funcho, do confrei, da Erva Baleeira e outras de interesse para atendimento à atenção básica.

 

Saiba mais sobre a Farmácia Viva nesta entrevista ao Revista Brasília, com Migulezinho Martins.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, na Rádio Nacional de Brasília, das 10h ao meio-dia.

 



Criado em 05/10/2015 - 16:43 e atualizado em 05/10/2015 - 12:45