Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa avalia serviços de atendimento e práticas bancárias

O Idec realizou durante o ano todo de 2015 pesquisa em que

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) avaliou os serviços de atendimento e práticas bancárias ao longo de todo o ano de 2015, em várias etapas, onde pesquisadores anônimos abriram contas em bancos, mas como se fossem consumidores normais. O objetivo foi identificar como o banco se comportava nesse relacionamento com o consumidor.

 

Ione Amorim, economista do instituto, explicou como foi realizada a pesquisa, no Revista Brasília desta quinta-feira (14).

 

Ela explica que a terceira etapa da pesquisa, publicada agora, fez a avaliação dos canais de atendimento, com base nas ocorrências detectadas ao longo desse período em que se movimentou as contas e contratou serviços, para avaliar como os bancos tratam o consumidor pelos canais de autoatendimento, o serviço do SAC.

 

A pesquisa identificou a venda casada com cartão de crédito mas uma coisa surpreendeu: os bancos cumprem tecnicamente as exigências como o fornecimento da linha 0800, gratuita, o número do protocolo no início da ligação, o direito de gravação, mas a eficiência das respostas deixou um pouco a desejar, ressaltou Ione Amorim.

 

Mas, segundo a economista, os bancos não atendem com a mesma rapidez e objetividade, porque muitos consumidores são direcionados a procurar as gerências, por entender que é uma questão negocial, ou seja existe uma burocracia na prática do dia a dia desses serviços. Já o cancelamento de seguros, alguns bancos até reconhecem o arrependimento dentro dos sete dias, mas alguns não devolvem o recurso, mesmo levando o processo para a Ouvidoria, avalia.

 

Confira as informações sobre esta pesquisa do IDEC em relação ao atendimento bancário nesta entrevista ao Revista Brasília, com apresentação de Solimar Luz, na Rádio Nacional de Brasília.



Proteste pede ao Banco Central que reduza juros do cartão rotativo

Criado em 14/01/2016 - 15:20 e atualizado em 14/01/2016 - 13:52