Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda a lei que prevê transferência para servidor público concursado

A transferência de uma instituição para outra poderá ser feita a

O quadro Nossas Leis, do programa Revista Brasília, conversou nesta quarta-feira (23) sobre a Lei 9.536, de 1997, que prevê a possibilidade do servidor público transferido ter direito a estudar em outra instituição de ensino similar, localizada onde será lotado.

 

Em entrevista ao Revista Brasília, o advogado especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Empresarial, Ricardo de Sordi, explica que para ter direito ao benefício, a transferência do servidor tem que ser por necessidade do serviço público, não podendo ser por interesse próprio do servidor. 

 

O advogado lembra que a transferência é obrigatória, e não cabe à universidade se negar a receber o aluno. Ele explica ainda que a jurisprudência estabelece que sendo o servidor estudante de uma universidade particular, terá direito a se transferir para outra particular. Sendo de universidade pública, será transferido para outra universidade pública.

 

No entanto, explica o advogado, o aluno pode entrar em outro curso, caso não haja o curso que realizava na faculdade de origem, desde que seja semelhante e que as disciplinas sejam equivalentes, porque a partir do momento da transferência, o aluno passa a cumprir a grade curricular da universidade na qual está ingressando.

 

Entenda o assunto ouvindo esta entrevista ao Revista Brasília, com apresentação de Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Quadro Nossas Leis destaca a lei que institui o serviço de mototáxi no DF

Quadro Nossas Leis destaca o decreto que institui o programa Vira Vida, no DF

Criado em 23/03/2016 - 16:00 e atualizado em 23/03/2016 - 12:56