Em sua participação semanal no programa Revista Rio, Alexandre Marques, especialista em Direito Condominial, falou sobre a iniciativa de uma rede de supermercados que lançou um novo modelo de negócios voltado para os condomínios, que elimina o contato direto entre pessoas, com os clientes realizando pagamentos pelo leitor do telefone celular. O abastecimento da loja é efetuado diariamente por uma filial do supermercado localizada próximo ao condomínio. A ideia é que cada cliente faça suas escolhas de forma individual dentro do estabelecimento, sendo mais uma medida de prevenção ao contágio do coronavírus.
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Para Alexandre Marques, essa é uma tendência irreversível, que já ocorre em outras modalidades de comércio para o público em geral, que pode ter sucesso dentro dos condomínios residenciais, eliminando o contato direto entre clientes, vendedores e funcionários de estabelecimentos comerciais.
Sobre a implementação desse tipo de comércio dentro do ambiente residencial, Alexandre comenta que não há a necessidade da modalidade estar prevista na convenção dos condomínios. O que deve ocorrer "é uma assembleia de condôminos, formal, que pode ser virtual", onde os moradores irão deliberar sobre a contratação desse tipo de serviço e sobre a destinação dos recursos de uma possível participação do condomínio nas transações comerciais realizadas.