Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cientista político analisa resultado das eleições municipais 2020

Cientista Político Márcio Malta (UFF) reflete sobre os resultados das eleições municipais no estado do Rio

Revista Rio

No AR em 16/11/2020 - 13:05

Em entrevista a Dylan Araujo, no programa Revista Rio, Márcio Malta, cientista político e professor do Instituto de Estudos Estratégicos, da Universidade Federal Fluminense (Inest/UFF), refletiu sobre os resultados das eleições municipais, que tiveram sua primeira fase realizada neste domingo (15).

Não houve renovação na prefeitura do Rio. O ex-prefeito, Eduardo Paes, e o atual prefeito, Marcelo Crivella, avançaram para a disputa do segundo turno. Na Região Metropolitana do Rio, Niterói e Maricá reelegeram candidatos que representam a gestão atual. São Gonçalo e Itaboraí terão segundo turno.

De maneira geral, os candidatos considerados de extrema direita e também os outsiders, não parecem ter conseguido resultados tão expressivos quanto de outras eleições. Durante a entrevista, Márcio Malta fala sobre os fatores da aposta dobrada para a prefeitura do Rio, os traços de um eleitorado menos confiante em aventuras e os expressivos resultados que a esquerda obteve, por exemplo em Niterói e Maricá, onde os candidatos obtiveram a vitória já no primeiro turno, entre outros assuntos.

"Na esfera do âmbito legislativo, as câmaras municipais, de fato, elas foram recheadas de vitórias desse campo mais à esquerda, principalmente aquele parlamentar formador de opinião, posso destacar o professor Tarcísio, do Rio, o professor Chico Alencar, em São Gonçalo também há um professor", reflete ele, sobre o comportamento do eleitor.

Ouça toda a entrevista clicando no player:

Criado em 16/11/2020 - 13:42

Mais do programa