Quase um mês depois de anunciar alterações no modelo e na data do vestibular 2021, por causa da pandemia de covid-19, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro divulgou o edital do Vestibular Estadual na última sexta-feira.
Conforme anunciado no dia 8 de fevereiro, faltando 20 dias para o exame, a seleção desta vez será em um único dia – 2 de maio – incluindo questões objetivas e redação. Os 46.290 candidatos vão disputar cerca de 5.700 vagas para 64 cursos de graduação do 1º e 2º semestres de 2021.
Todos os candidatos que se inscreveram antes para o Exame de Qualificação estão automaticamente inscritos no novo exame. Não haverá novo período de inscrições. Os candidatos devem ficar atentos, porque a escolha do curso deve ser registrada, de 23 de março a 8 de abril, pelo site da Uerj e quem não fizer o procedimento serão considerados desistentes. A opção pelo sistema de cotas e envio on-line de documentação comprobatória acontece no mesmo período.
O diretor do Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj, Gustavo Krause, explicou que todo o sistema de informática da universidade teve que ser refeito. Mas, disse esperar que a partir do próximo ano, o antigo modelo, com dois exames de qualificação e questões discursivas, seja retomado.
O local e o horário de realização do exame serão informados no cartão de confirmação, com emissão prevista para 13 de abril. A classificação final sairá no dia 7 de junho.
Ouça no player acima a matéria de Cristiane Ribeiro