Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhada no Rio incentiva adoção de crianças e adolescentes

Ouça entrevista com o promotor Rodrigo Medina,

Revista Rio

No AR em 20/05/2022 - 11:40

Neste domingo, dia 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção. Em várias partes do país, movimentos e instituições em prol da adoção realizam ações e atividades para conscientizar sobre o tema e incentivar esse encontro entre as crianças e adolescentes à espera de uma família e aquelas pessoas que gostariam e poderiam gestar essa maternidade/paternidade adotiva.

O Rio terá uma caminhada em Copacabana, no domingo, com concentração às 9h, no Posto Seis. Segundo dados do MPRJ, no estado do Rio há 3.156 pessoas habilitadas para adotarem crianças e adolescentes, e 292 crianças e adolescentes também aptas, prontas para serem filhos e filhas. No entanto, se essa conta aparentemente fecha, na prática é diferente porque segundo os dados do Sistema Nacional de adoção,75% das pessoas interessadas em adotar querem crianças apenas na primeira infância (0 a 6 anos) e apenas 5,8% adotariam uma criança preta.

É por causa desse desafio que o MPRJ participa da caminhada do domingo para divulgar também o projeto Quero uma Família para estimular as adoções necessárias das crianças e adolescentes que não estão no perfil mais procurado pelos adotantes. O Revista Rio conversa com o promotor Rodrigo Medina, coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO Infância e Juventude) em matéria não infracional do MPRJ.

Ouça no player acima.

Rodrigo comentou que 80% das crianças e adolescentes disponíveis pra adoção são pretas ou pardas.

Ele explicou na entrevista como funciona o sistema de busca ativa.

Criado em 20/05/2022 - 12:40

Mais do programa