Todas as segundas-feiras, no Revista Rio, Dylan Araujo promove uma reflexão sobre assuntos relacionados à alimentação saudável. Jamile Caroso, professora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França (FSLF) foi a entrevistada de hoje, 6 de março, para uma conversa sobre a obesidade.
Em 4 de março foi celebrado o Dia Mundial da Obesidade, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A efeméride é uma oportunidade para se discutir a discriminação contra pessoas gordas, prática preconceituosa que afeta a honra, a autoestima e a autoimagem.
A gordofobia é a aversão ou hostilidade por indivíduos gordos, uma prática que costuma colocar a culpa e condenar as pessoas obesas, como se a doença fosse apenas uma questão moral. É óbvio que se fosse fácil emagrecer, a obesidade não teria aumentado no mundo inteiro, a ponto de ser considerada uma epidemia mundial.
Segundo Jamile, as consequências da gordofobia são desastrosas para pessoas que têm obesidade, afetando a saúde mental, a vida social e em alguns casos podendo até levar à morte. Ela também comenta que a gordofobia pode afastar pessoas gordas da busca por atendimentos de saúde devido ao preconceito sofrido dentro destes serviços.
Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima.