Os cariocas estão pagando desde o último sábado a tarifa de metrô mais cara do país. A passagem aumentou de R$ 7,50 para R$ 7,90. Quem utiliza transporte público no Rio também convive com outros problemas, como a falta de integração entre os modais.
A passagem do trem e do metrô não é integrada, assim como não há integração entre trens, metrô e ônibus. Na última sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes anunciou uma proposta de expansão do metrô que inclui novos ramias para Zona Norte, Jacarépaguá e Recreio, na Zona Oeste. Segundo Paes, a prefeitura do Rio está disposta a liberar potencial construtivo para ajudar o Governo do Estado no financiamento das obras.
Como contrapartida, Paes solicitou ao Governo do Estado a integração do Riocard com Jaé, sistema de bilhetagem adotado pela prefeitura. Atualmente, o Jaé Opera nos modais municipais, como ônibus, BRT, VLT, Vans e "Cabritinhos", mas não se conecta ao sistema estadual.
Este Revista Rio conversa sobre os desafios para um transporte público eficiente com Rafaela Albergaria, idealizadora do Observatório dos Trens. Ela também é conselheira e articuladora política do movimento Mulheres Negras Decidem.
Ouça no player acima.